Inovação é a palavra-chave para o sucesso dos negócios

No nosso presente, marcado pelas grandes transformações sociais, tecnológicas e comportamentais, ouso dizer que até mesmo quando os resultados são excelentes é uma temeridade manter a continuidade e não pensar em mudança.

Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) com 1,6 mil profissionais de inovação global e que classificou as 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2021 mostrou que, após a pandemia de Covid-19, o número de corporações que relatam a inovação como uma de suas três principais prioridades aumentou 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior, chegando a 75%, o maior em 15 anos.

Isso mostra que já não existem mais fórmulas e receitas de sucesso para serem seguidas. Copiar ou seguir modelos de negócios já testados, mesmo que bem sucedidos, pode ter o efeito inverso e levar o empreendimento ao fracasso.

Estamos vivendo a Era das transformações de produtos e serviços tradicionais e, nesse cenário, a inovação deixa de ser um diferencial e passa a ser um dos fatores mais determinantes para a competitividade, o sucesso e a visibilidade de empresas e também de marcas.

Com a globalização, a popularização da internet e o crescimento das mídias sociais surgiu um novo consumidor, que assumiu o protagonismo do relacionamento com as empresas, que é mais exigente e está inserido em um contexto de mudanças constantes e velozes.

Hoje, o aspecto geográfico já não é tão importante e esses potenciais consumidores estão descentralizados, ocupando lugares diferentes e tendo outras necessidades e expectativas.

Dessa forma, o grande desafio das empresas é identificar suas dores e encontrar formas criativas de chamar atenção, trazer um produto ou serviço relevante e que agregue valor.

Mas engana-se quem pensa que a inovação e a criatividade são simplesmente um talento ou dom geneticamente herdado.

Uma mentalidade inovadora pode ser adquirida e construída, passar a fazer parte da estratégia e da cultura organizacional e orientar as ações, as iniciativas e as tomadas de decisões.

A criatividade pode e deve ser desenvolvida e estimulada dentro das organizações. O processo de inovação está atrelado a métodos e tecnologias, mas é, sobretudo, sobre pessoas.

Por isso, é fundamental investir em uma equipe plural, diversa e de múltiplos talentos, que provoque e seja provocada pela inovação. Mas é igualmente importante que esse time seja amparado por bons processos e tecnologias, que permitam às pessoas criar e fazer acontecer.

Na prestação de serviços, onde não há um objeto concreto ou palpável, o desafio da inovação é ainda maior e tem a ver inevitavelmente com as experiências criadas, com as dores sanadas e as expectativas atendidas e superadas pelas empresas.

Vivemos um tempo de mudanças exponenciais em nossa sociedade, onde modelos de negócios consagrados ruíram e novos antes inimagináveis têm conquistado o mercado.

Dessa forma, inovação é palavra de ordem para a manutenção e o sucesso das empresas ao prover a geração ou aprimoramento de produtos e serviços, a melhoria da competitividade, a redução de custos e a conquista de novos mercados.

Basta entender que não se trata de uma ideia genial, mas de um processo constante, evolutivo e perene.



Fonte: Carlos Alberto Baptistão. Contador, Administrador de empresas, empresário contábil desde 1987.
Atual presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP – Gestão 2022/2024. Publicado em: Contábeis



......................................

Siga-nos no Facebook:  

Somos especializados em Contabilidade Empresarial.
Solicite hoje mesmo um orçamento e comprove.